segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dificuldades ortográficas - Emprego de s / z / x / ch

           Na nossa língua, há palavras que possuem letras diferentes com o mesmo fonema. É o caso de verbetes como:

- casa / canalizar
- caixa / chuva
        
          Observe que tanto as letras s / z como x / ch possuem a mesma pronúncia, porém, se escrevem de maneira diferente. Portanto, para escrever corretamente, devemos estar atentos a algumas regras:

  • Emprego de s e z

1) As palavras derivadas seguem a grafia daquela que lhes deu origem.

Exemplos: analisar (de análise), avisar (de aviso), deslizamento (de deslizar), esvaziar (de vazio), etc.

2) Os substantivos e adjetivos terminados em -ês, -esa, escrevem-se com s.

Exemplos: freguesa, burguês, japonesa, português, etc.

3) Os adjetivos terminados em -oso, -osa, devem ser grafados com s.

Exemplos: amoroso, famoso, gostoso, formoso, etc.

4) Algumas formas dos verbos pôr e querer são escritos com s.

Exemplos: pus, compus, quis, quiser, etc.

5) Os substantivos com sufixos -ez, -eza cujo radical é um adjetivo são grafados com z.

Exemplos: maciez (de macio), altivez (de altivo), beleza (de belo), limpeza (de limpo), etc.

6) As palavras com sufixos -izar, -ização, escrevem-se com z.

Exemplos: civilizar, divinizar, civilização, colonização, etc.

7) Os verbos que derivam de palavras grafadas com s, são escritos com s, já os verbos que derivam de palavras que não apresentam s, são grafados com z.

Exemplos: parafusar (de parafuso), avisar (de aviso), memorizar (de memória), suavizar (de suave), etc.


  • Emprego de x e ch
1) Emprega-se o x após um ditongo.

Exemplos: frouxo, peixe, ameixa, encaixe, etc.

2) Após a sílaba inicial "en", escreve-se com x.

Exemplos: enxame, enxada, enxaqueca, etc.
Exceções: encharcar, enchiqueirar, encher (e seus derivados).

3) Também emprega-se o x após a sílaba inicial "me".

Exemplos: mexer, mexicano, mexerica, mexilhão, etc.
Exceção: mecha (substantivo)

4) Em vocábulos de origem indígena ou africana e nas palavras aportuguesadas utilizamos o x.

Exemplos: abacaxi, xavante, xará, xerife, xampu, etc.

5) Palavras com ch:

bochecha, cachimbo, chalé, charque, chimarrão, chuchu, chute, cochilo, debochar, ficha, fantoche, mochila, flecha, salsicha, fachada, etc.

21 comentários:

  1. Adorei esse blog! me ajudou muito a estudar para a prova de português! obrigada =)

    ResponderExcluir
  2. Era um blog desse que faltava, está me ajudando muito nos estudos. Gosto também do http://questoesconcursos.blogspot.com esses são os dois melhores blogs para estudar. parabéns!

    ResponderExcluir
  3. ótimamente ótiimo.

    ResponderExcluir
  4. estudando pra recu vlw mim ajudaro

    ResponderExcluir
  5. PORRA BEM LEGAL GOSTEI MTO VO TIRA 10 CARALEOOOO

    ResponderExcluir
  6. parabéns, esse blog me ajudou muito e me vez aprender regras ortográficas excelente !!!!

    ResponderExcluir
  7. que bom amei! me ajudou bastante eu acho vou ler ainda!

    ResponderExcluir
  8. eu presiso de um texto pequeno para o uso da letra s e z mais não tem nada doque eu procuro..

    ResponderExcluir
  9. esse blog e uma bosta

    ResponderExcluir
  10. Excelente, é disso que o povo precisa saber, mas que o nosso português é fresco isso sem dúvida

    ResponderExcluir
  11. brigado me ajudou bastate para amateria de portugues

    ResponderExcluir
  12. me ajudou muito brigado

    ResponderExcluir
  13. ese blog é excelente me ajudou muito no estudo do português!!!!
    vcs estão de parabêns.

    ResponderExcluir
  14. perfeito recomendo para meus amigos estudar

    ResponderExcluir
  15. GOSTEI MUITO,EXPLICAÇÃO BEM SIMPLES E DE FÁCIL ENTENDIMENTO

    ResponderExcluir
  16. Aiiiinn merdaaa quero achaar s e z ee naao achooou haha fico sem faze shushushhsu'

    ResponderExcluir